
Supercomputador poderá atuar em call center
O supercomputador Watson, que é fabricado pela IBM e venceu dois participantes em um programa de TV de perguntas e respostas, poderá ser usado em centrais de atendimento telefônico no Brasil.
Segundo Katia Vaskys, executiva de business analytics & optimization (BAO) da IBM Brasil, o supercomputador baseado em inteligência artificial deverá chegar ao país com enfoque em centrais de atendimento ao cliente e em serviços públicos. As afirmações foram feitas recentemente durante o evento Information On Demand (IOD), em Las Vegas (EUA).
De acordo com Manoj Saxena, gerante geral da IBM Watson Solutions, não há previsão para programar o supercomputador para entender o idioma português até 2012. Apesar disso, Manoj diz que há demanda para o mercado brasileiro e a equipe desenvolverá um treinamento específico de acordo com a nova região de atuação do supercomputador.
A cada interação, o Watson usa uma ferramenta de algoritmo para interpretar a pergunta e buscar a resposta em seus arquivos. Segundo o engenheiro e gerente de produtos da IBM, Anibal Strianes, o grande desafio do Watson é interpretar a linguagem humana e devolver a resposta em um curto espaço de tempo.
Para entender outros idiomas além do inglês americano, o Watson precisa ser configurado com uma nova base de dados. Segundo o site ITWeb, o treinamento aconteceria no laboratório de pesquisa da IBM na cidade de São Paulo.
0 comentários:
Postar um comentário
Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Não escreva comentários com o Caps ativado.
Obs: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.