
Toyota apresenta robôs assistentes para pessoas com dificuldades motoras
A montadora japonesa Toyota apresentou em um evento na cidade de Tokyo algo diferente: quatro robôs que tem como objetivo o auxílio para pessoas com dificuldade motora, para proporcionar a locomoção independente. A empresa pensa em lançar os quatro em 2013.
Um destes pequenos robôs (na imagem à esquerda) é capaz de prever o andar do paciente e auxiliar na hora de ficar de pé. Uma estrutura que fica na parte externa da perna ajuda no treinamento para aprender a andar novamente. O auxílio também ocorre por facilitar o movimento natural de caminhar que a perna faria.
Já o segundo é uma versão mais avançada do primeiro, que além de realizar os movimentos da perna, também é capaz de suportar o peso do paciente. O robô pode ser ajustado para suportar menos peso e fazer com que a própria perna suporte o paciente. Outra função deste é o monitoramento do andar, que pode ser interessante para fisioterapeutas.
O terceiro (acima à esquerda) é uma espécie de Segway em dimensões menores. Seu objetivo é recuperar o equilíbrio que a pessoa perdeu. O robô funciona com três jogos que aparecem em uma tela, o paciente tem de jogar o peso do corpo para algum lado, enquanto se diverte jogando.
O quarto, (acima à direita), é uma espécie de cadeira de rodas extremamente confortável. O objetivo deste é a movimentação do paciente em um espaço curto, como do banheiro para a cama ou para a cozinha. A Toyota garantiu o conforto necessário neste para que a pessoa ande como se estivesse sendo carregada por outra.
Todos os quatro modelos foram desenvolvidos em parceria com a Universidade da Saúde de Fujita, no Japão.
0 comentários:
Postar um comentário
Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Não escreva comentários com o Caps ativado.
Obs: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.