
Vendas de smartphones crescem 42% em um ano
O terceiro trimestre de 2011 registrou a marca de 115 milhões de smartphones vendidos, segundo números da empresa de análise de mercado Gartner.
O número representa um crescimento de 42% em relação ao mesmo período de 2010. Porém, é 7% menor do que o registrado durante o segundo trimestre de 2011.
Segundo o Gartner, as vendas de smartphones representaram 26% do total de aparelhos celulares vendidos.
Para a analista Roberta Cozza, o crescimento é puxado, principalmente, por mercados como China e Rússia, enquanto Europa e Estados Unidos demonstram estagnação típica de momento de crise. Os mercados da América Latina, do Oriente Médio e da África tiveram pequena baixa no período.
Samsung lidera
A Samsung assumiu a posição de empresa líder do segmento, impulsionada pelas vendas da linha Galaxy S. Segundo o Gartner, a empresa já entregou 24 milhões de unidades neste ano.
Em segundo lugar, aparece a Apple, com 17 milhões de unidades de iPhones vendidas - cerca de 3 milhões a menos do que o entregue durante o segundo semestre. Em partes, a queda é justificada devido à espera pelo iPhone 4S.
Os analistas do Gartner esperam mais concorrência no último trimestre do ano. Segundo eles, uma maior carta de iPhones (4S, 4 e 3GS) ajudará a Apple a retomar parte da parcela de mercado perdida para o Android. A chegada do iPhone 4S a mercados emergentes, o Brasil incluso, também deve ser um fator positivo para a empresa.
Android tem 52% do mercado
Em relação aos sistemas operacionais, o Android liderou o período com 52,5% da preferência dos usuários (60,4 milhões de unidades); o Symbian aparece na segunda posição, com 16,9% do mercado (19,5 mi de unidades); seguido do iOS, com 17,2% do mercado (15 mi de unidades).
A RIM, fabricante da linha BlackBerry, aparece na quarta posição, com 14% do mercado. O Bada, da Samsung, e o Windows Phone, da Microsoft, possuem 2,2% e 1,5% do mercado, respectivamente.
Em relação ao mercado geral de aparelhos celulares, a Nokia continua líder, com 23,9% do mercado; seguida da Samsung, com 17,8%; e da LG, com 4,8%. Apple com 3,9 do mercado, e ZTE, com 3,2%, completam o time das cinco primeiras.
0 comentários:
Postar um comentário
Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Não escreva comentários com o Caps ativado.
Obs: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.