segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Wikileaks cancela publicação de documentos




  O site Wikileaks anunciou hoje que irá encerrar por tempo indeterminado as publicações de documentos sigilosos, devido a falta de recursos financeiros para continuar as atividades, em comunicado, o Wikileaks afirmou que desde os bloqueios das doações por parte de empresas financeiras como Visa, Mastercard, Western Union e PayPal, o site não consegue arrecadar dinheiro para continuar com as publicações.
  "Para que possamos garantir nossa sobrevivência futura, o Wikileaks foi forçado momentaneamente a suspender as publicações e operações para que seja possível lutar contra este bloqueio e seus responsáveis", afirmou o site em comunicado, segundo o Wikileaks, desde o bloqueio das financeiras a organização já perdeu mais de 10 milhões de libras esterlinas em doações.
  "Já demos início às ações legais contra o bloqueio na Islândia, Dinamarca, Reino Unido, Bélgica, Estados Unidos e Austrália. Também enviamos uma reclamação antitruste para a Comissão Europeia e aguardamos a decisão para meados de novembro, para que as autoridades abram uma investigação completa contra a Visa e Mastercard", afirmou o Wikileaks, os bloqueios tiveram início no final de 2010 quando o Wikileaks publicou mais de 250 mil documentos diplomáticos dos Estados Unidos. Com isto as financeiras responsáveis por entregar as doações ao site, e que tem sede no país, decidiram acatar a pressão norte-americana e cancelaram os pagamentos.
  Desde então o Wikileaks vem sofrendo dificuldades financeiras para dar continuidade a suas atividades, principalmente devido ao litígio que enfrenta seu fundador Julian Assange. O site sobrevive há 11 meses com reservas em dinheiro e irá suspender suas ações até que o problema com as doações seja resolvido.
  De acordo com o Wikileaks, 95% das doações foram bloqueadas. Porém, o site também divulgou novas formas de pagamento para que os interessados possam enviar suas quantias. No Brasil, a Casa da Cultura Digital também fará o intermédio para repassar as doações ao site.
  Assange aguarda em Norfolk, cidade no interior da Inglaterra, a decisão da Justiça inglesa sobre o pedido de extradição feito pela Suécia, onde ele é acusado de estupro e violência sexual por duas mulheres. O fundador do Wikileaks nega as acusações e afirma que fazem parte de um complô contra o site.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Não escreva comentários com o Caps ativado.

Obs: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

  © Todos os direitos reservados [.:: Datori ::. - Notícias de tecnologia, dicas e muito mais!]

Criado por [WR Informática] | Topo